Notícias

EURHO NEWS – Junho 2016

outplacemenet

TALENTOS X RECURSOS

De acordo com a Consultoria HR21 dos EUA o discurso de talento vai por água abaixo em momentos de crise, ou seja, as pessoas passam a ser avaliadas literalmente pelo resultado – versus o custo dos respectivos salários e benefícios para a empresa. Ou seja passam a ser um recurso literalmente. Como se isto fosse novidade no Brasil???!!! Infelizmente é a lei da sobrevivência e as empresas que não se adaptam ficam ameaçadas..

 

NEUROCIÊNCIA NA GESTÃO DE PESSOAS

Os novos rumos de RH apontam para o uso da NEUROCIÊNCIA especialmente nos processos de seleção e desenvolvimento das pessoas. Na visão de especialistas como Steve Pinker, as ideias de Descartes e John Locke são desafiadas pelas novas descobertas em relação ao funcionamento do cérebro. Neste novo contexto a possibilidade de moldar ou desenvolver é muito mais desafiadora do que se pensava. A herança genética é muito forte e não bastam metodologias simplistas para mudar comportamentos. Até a livre arbítrio está com os dias contados segundo a opinião dos maiores neurocientistas do planeta. Dica de leitura: Como a Mente Funciona – Steve Pinker.

 

O CAMINHO PROGRAMADO

Não são poucas as críticas relacionadas aos comportamentos dos jovens das gerações Y e Z. Por parte deles também a crítica é volumosa. O fator que mais contribui para a insatisfação destes jovens é o modelo das salas de aula e as didáticas utilizadas. Nossos jovens foram criados num ambiente de múltiplas escolhas onde a personalização, sem dúvidas é um ponto forte. Os tipos de automóveis, tênis, jeans, perfumes, celulares, notebooks são os mais variados porque as pessoas anseiam por novidade e exclusividade. Na sala de aula esta personalização não existe. A questão do caminho programado é outro fator relevante. Nossos jovens trafegam bem nos caminhos programados e enfrentam dificuldades com o ineditismo. Com as surpresas da vida.

 

GESTÃO COMPARTILHADA SUL DA ACIJ

No próximo dia 7 de junho de 2016 teremos reunião do Programa Gestão Compartilhada Sul da ACIJ. O tema será “Os Impactos da Legislação Trabalhista em Seu Negócio” com o especialista no assunto Sr. Marilson Santos, no auditório da CORDAVILLE. gestãocomparitlhada@acij.com.br . Participação gratuita.

 

INDICE DE COMPETITIVIDADE 2016

De acordo com o índice de competitividade mundial 2016, medido pelo IMD e Fundação Dom Cabral o Brasil ocupa a 57a. posição no ranking geral. O país desceu um degrau em relação a 2015. O Brasil declinou 9 posições nos últimos seis anos. Comparado com 2010 nossa perda foi de 10 posições.